top of page
33 - Cao Guimarães e a poética do cotidiano.jpg

Por Jéssica Frazão / 17/03/2025

O cinema de Cao Guimarães é feito de escuta, de espera e de uma atenção quase silenciosa aos detalhes da vida que passam despercebidos a maioria de nós. Em seus filmes, o cotidiano não é pano de fundo, mas o próprio protagonista, e é dessa aposta que surge uma poética delicada, feita de fragmentos,

fernanda-torres-e-valentina-hersage-em-cena-no-filme-ainda-estou-aqui.avif

Por Jéssica Frazão / 24/02/2025

Estamos acompanhando emocionados a repercussão de “Ainda estou aqui”. O filme de Walter Salles, lançado em 7 de novembro nos cinemas brasileiros, continua a encher salas e salas de cinema país afora, além da belíssima recepção que teve no exterior. Do dia que escrevo esse texto, já são 5 milhões de espectadores brasileiros. Quando eu fui assistir, a sala estava lotada.

Por Jéssica Frazão / 05/04/2021

Com tantas plataformas de streaming existentes hoje em dia, com tanta opção de filmes para assistir gratuitamente em festivais de cinema online, junto da necessidade de permanecermos mais tempo dentro de casa por conta da pandemia, como escolher o que assistir?

Por Jéssica Frazão / 01/04/2021

Há mais de um ano, estamos vivenciando dias difíceis, perversos, tristes e fúnebres por conta da pandemia. Com esse cenário caótico, sempre me lembro da frase do saudoso José Mojica Marins. Na incerteza da continuidade da vida, Zé do Caixão diria que “Terror é não saber o amanhã”.

Por Jéssica Frazão / 22/03/2021

Há tempos, o imperialismo cultural estadunidense segue afetando nossa cultura cinematográfica latino-americana. Afetando esse espaço territorial gigantesco que engloba cerca de 24 países, entre eles o Brasil. Essa situação responde muito do porquê o brasileiro não gosta de cinema nacional, ou assiste a poucos filmes brasileiros e latino-americanos de maneira geral.

Por Jéssica Frazão / 15/03/2021

Você costuma assistir filmes dirigidos por mulheres? Saberia dizer de quais diretoras você acompanha o fazer fílmico, e o significado político de dar vez e voz às histórias e formas de percepção do mundo das mulheres cineastas?

Por Jéssica Frazão / 08/03/2021

Saber analisar um filme é interessante não apenas para frequentadores de cinemas, mostras, festivais, mas também para todos que assistem pelas plataformas de streaming.

Por Jéssica Frazão / 01/02/2021

É oficial. Bacurau, filme dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, está elegível para o Oscar 2021. Ele já se encontra na Academy Screening Room,

Por Jéssica Frazão / 08/12/2020

O live-action de Mulan, adaptação da animação clássica de 1998, foi aguardado por muita gente no Brasil. Depois de adiada sua estreia várias vezes por conta da pandemia, finalmente Mulan entrou no catálogo brasileiro do Disney+ no dia 4 de novembro.

Por Jéssica Frazão / 23/11/2020

Nessa semana, faço um convite aos leitores para conhecer (caso ainda não conheçam) um filme marco do cinema expressionista alemão, lançado na Alemanha há um século. Estou falando de O gabinete do doutor Caligari (Robert Wiene, 1920), um clássico que colocou o país no debate cultural internacional,

Por Jéssica Frazão / 19/10/2020

Escrevo apontando propostas para a área do cinema e audiovisual na cidade, de fácil, médio e difícil implementação, que ainda podem ser acrescidas aos planos de governo.

Por Jéssica Frazão / 13/10/2020

Em pesquisa às propostas dos candidatos à Prefeitura de Blumenau, acessíveis no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), me dediquei a conhecer quais seriam voltadas, efetivamente, para a área do cinema e do audiovisual.

Por Jéssica Frazão / 21/09/2020

Eu nunca conheci o seu Holetz. Não tive essa sorte. Se conhecesse, certamente seríamos amigos. Pelo menos, faria de tudo para que isso acontecesse. Sei que ele queria ter um milhão de amigos. Para uma não-blumenauense como eu, recém-chegada na cidade no mesmo ano do seu falecimento, há sete anos, não demorou muito para que o nome de Herbert Holetz chegasse até meus ouvidos, por sua intensa cinefilia.

Por Jéssica Frazão / 31/08/2020

Na Paris de 1984, Alice Guy-Blaché trabalhava como secretária em uma empresa de equipamentos ópticos. Dedicada, ela rapidamente se familiarizou com os equipamentos fotográficos.

Por Jéssica Frazão / 10/08/2020

Que os Trapalhões fizeram parte da infância de muita gente, isso todo mundo sabe. Mas você sabia que os Trapalhões gravaram, em 1985, um filme em Santa Catarina? Dirigido por Dedé Santana, o longa se chama “Os Trapalhões no reino da fantasia”, e combina o uso de live-action (personagens humanos) e animação tradicional, com os desenhos sendo produzidos pelos Estúdios de Maurício de Sousa.

Por Jéssica Frazão / 04/08/2020

Talvez as gerações mais novas não saibam quem foi Leila Diniz. Seu falecimento, aos 27 anos de idade, de forma tão trágica quanto precoce, representou uma perda terrível para os brasileiros. Perdíamos uma mulher que enfrentava as repressões sociais como poucas, em plena ditadura, em um momento em que se esperava que mulheres fossem “recatadas e do lar”.

Sobre o racismo no audiovisual gaúcho

Circulou amplamente na internet nas últimas semanas um episódio de teor racista e preconceituoso ocorrido em uma live organizada pela Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul (APTC-RS). O episódio envolvia Luciana Tomasi, atriz, produtora e esposa de Carlos Gerbase, diretor do filme gaúcho Inverno (1983), longa que estav

Por Jéssica Frazão / 01/07/2020

Vivenciamos uma “nostalgia” do futuro. Com um presente desolador, nos conforta mais pensar no que ainda está por vir. Por conta de uma série de mudanças que a pandemia do coronavírus bruscamente nos trouxe, parece inevitável tentar fazer previsões. Mas o futuro não é previsível. Podemos, quando muito, trabalhar com certos indicadores.

Por Jéssica Frazão / 15/06/2020

Sobre a importância da arte em nossas vidas, ainda mais necessária em tempos de isolamento social, já sabemos. Usufruir da arte e da cultura é um direito de todos os cidadãos. Entretanto, a cidadania cultural, teoricamente inserida em um horizonte democrático, ainda não alcança todas as pessoas, pois há barreiras que impedem, ou dificultam, o pleno acesso às produções artísticas por parte de quem precisa de uma acessibilidade mais inclusiva.

A Cinemateca Brasileira pede socorro

Por Jéssica Frazão / 26/05/2020

Salvaguardando o maior acervo audiovisual da América do Sul, a Cinemateca Brasileira é uma instituição pública responsável pela preservação e divulgação da produção audiovisual brasileira. Seu trabalho essencial percorre desde a coleta, catalogação e difusão, até áreas voltadas à pesquisa, estudo e ressignificação das obras audiovisuais.

das-kino-em-tempos-de-pandemia-chegou-ho

Por Jéssica Frazão / 11/05/2020

Em meio à pandemia do novo coronavírus, os cinemas drive-in estão passando por um inesperado ressurgimento. Tiveram seu momento de glória nas décadas de 1950 e 1960, nos Estados Unidos, um país que já contou com mais de cinco mil cinemas com este formato, a maior parte em áreas rurais. No Brasil, a popularização ocorreu nos anos 1960 e 1970.

Por Jéssica Frazão / 27/04/2020

O cinema catarinense existe, é bom e tem qualidade. Vários catarinenses, porém, pouco conhecem das obras audiovisuais do seu estado. E se eu te disser que vários filmes catarinenses estão disponíveis no YouTube?

Por Jéssica Frazão / 07/04/2020

Temos visto as pessoas utilizando o tempo ocioso que a quarentena proporciona com atividades de todo tipo. Algumas aproveitam para se exercitar, se alongar, fazer yoga, meditação, outras buscam dar conta de uma lista enorme de livros que sempre quiseram ler. Há quem invente receitas novas e há, também, quem deseje assistir e conhecer mais sobre filmes e cinematografias nacionais.

Por Jéssica Frazão / 03/04/2020

Não estamos nos nossos melhores dias. Não é nada fácil ficar em casa todo esse tempo, mas sabemos da nossa responsabilidade, com a gente e com quem a gente ama. Precisamos ficar em quarentena? Sim. Precisamos ficar entediados? Não.

Por Jéssica Frazão / 24/03/2020

Desde a recomendação da Organização Mundial da Saúde e do decreto do Governo de Santa Catarina na semana passada, orientando que a população fique em casa e evite o avanço da circulação da Covid-19, muitas pessoas não estão sabendo como lidar com o tempo ocioso.

Por Jéssica Frazão / 17/03/2020

A plataforma de streaming Globoplay divulgou recentemente que entrará para o seu catálogo uma série de ficção sobre a trajetória da vereadora e ativista negra Marielle Franco, assassinada cruelmente a tiros em 2018, fato ainda não esclarecido.

Por Jéssica Frazão / 09/03/2020

Em 1966, o cineasta mato-grossense Reynaldo Paes de Barros decidiu que Blumenau seria o local ideal para realizar seu primeiro longa-metragem, chamado de “Férias no Sul”. Além da direção, ele assinou o roteiro e a fotografia do filme.

Por Jéssica Frazão / 02/03/2020

Provavelmente, você se lembra de um filme ou série de animação que marcou sua infância, como Rei Leão, Toy Story, Tom e Jerry, Cavalo de Fogo, O Fantástico Mundo de Bobby, Caverna do Dragão…

Por Jéssica Frazão / 10/02/2020

Durante a 92ª cerimônia do Oscar, ocorrida ontem em Los Angeles, fomos representados na categoria de Melhor Documentário com “Democracia em Vertigem”, da diretora mineira Petra Costa.

Por Jéssica Frazão / 10/12/2019

Sabemos que a Netflix é uma das plataformas mais conhecidas dos consumidores no que diz respeito à exibição de video on demand (VOD). Em 2018, por exemplo, a Netflix ultrapassou a The Walt Disney Company, tornando-se a empresa de entretenimento com maior valor de mercado existente.

enem_edited.jpg

Por Jéssica Frazão / 04/11/2019

É interessante o tema da redação do Enem 2019 ser sobre a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, algo que foi muito discutido na minha

Por Jéssica Frazão / 28/10/2019

Bacurau (2019), de Kleber Mendonça e Juliano Dornelles, está na contramão do desmonte no audiovisual que passamos no país. O filme faz parte de um cinema feito no Nordeste que, descentralizando a produção do eixo Rio-São Paulo, ganha cada vez mais visibilidade internacional,

Por Jéssica Frazão / 21/10/2019

Produzidas originalmente para a TV3, emissora de televisão pública da Catalunha com conteúdo televisivo apenas em catalão, as séries que mencionarei nesta publicação vêm conquistando o público estrangeiro graças a possibilidade de acesso pelo serviço de streaming Netflix.

Das Kino Brasil 
  • Instagram
bottom of page